Concurso da Guarda Municipal de João Pessoa 2012 – Gabarito, Provas, Edital, Inscrições


Se você mora em João Pessoa chegou a hora de participar do concurso da Guarda Municipal. Lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), teve as provas aplicadas no dia 25 de março desse ano anuladas, a pedido de uma comissão, composta pela PMJP e pelo suas provas objetivas aplicadas novamente após o pedido de anulação do concurso Ministério Público. O edital terá as provas reaplicadas, mas não gerará nenhum custo para a Prefeitura.

Saiba mais sobre a violação das provas:

Guarda Municipal de João Pessoa

O Procurador Geral do Município, Vandalberto de Carvalho, assegurou que a segurança foi reforçada com novas medidas, dotadas para diminuir considerável e efetivamente os riscos de fraude. Serão distribuídos provas com gabaritos divergentes, havendo também a proibição de que o candidato se retire do local de aplicação da prova por no mínimo três horas. Verificação da identidade através das digitais, instalação de detectores de metais e a não permissão de entrada em sala com equipamentos eletrônicos também serão estratégias utilizadas para evitar possíveis tentativas de fraude.

Na última aplicação houve 34 gabaritos iguais e a comprovação da violação se deu quando a perícia concluiu que seriam necessários 1 bi de candidatos para que essa repetição de gabaritos fosse possível. A partir disso, o cancelamento da prova foi eminente.

Vagas

Após a reaplicação da primeira etapa, serão feitos exames médicos, físicos e psicológicos, todos passíveis de eliminação e classificação. Após a aprovação nas provas objetivas, os candidatos que conseguirem se classificar passarão para a segunda fase do concurso, o Curso de Formação, que também servirá para classificar ou eliminar o candidato.

Lembre-se que a remuneração para Guarda Municipal em João Pessoa é de R$ 1.400,00. Além desse valor também haverá uma gratificação de risco.

Ao ser aprovado, o profissional da Guarda Municipal de João Pessoa deverá assumir responsabilidades policiais, dentre elas, controlar as operações envolvendo operações inerentes ao cargo como fazer patrulhas na região designada, fiscalizar diversas ações, além de fazer um policiamento ostensivo e socorrer vítimas de possíveis acidentes.

A partir do momento que assumir o cargo, atuará como uma força complementa da Administração Municipal em seus órgãos e entidades. Tanto as instalações internas quanto os monumentos, os equipamentos urbanos, as vias públicas, jardins, praças, parques e outras áreas que precisem de proteção e fiscalização municipal, serão parte de suas atividades diárias.

A jornada de trabalho para esse cargo não excede as 12 horas de trabalho e as 36 horas de folga, tanto para os profissionais do turno diurno ou noturno.

Provas

As novas provas serão realizadas em até 40 dias após a divulgação do novo edital. Não se preocupe com a credibilidade do concurso, pois, apesar de ter havido a fraude, ela não foi comprometida. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que foi responsável pela aplicação dessa prova anteriormente se mantém,

Resultados

A data de provável divulgação dos resultados ainda não foi divulgada, mas lembre-se que para poder assumir o cargo, você deverá estar em dia com seus compromissos militares e eleitorais, não apresentar antecedentes criminais, entre outras exigências.

Email (Não será publicado) (Obrigatório)