Concursos Nacionais 2013 – Clique e saiba tudo sobre os concursos públicos nacionais no ano de 2013. Concursos abertos na região Sudeste, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte. Além disso você pode contar com informações de concursos públicos de todos os estados do Brasil. Confira também Inscrição, Edital, Gabarito, Vagas, Prova, Provas Anteriores, Benefícios, Remuneração, Salário, Cargos e outros Concursos abertos aqui!
A Prefeitura de Tiradentes, município que se encontra no estado de Minas Gerais, apresentou um edital completo referente a realização de um concurso público, esse concurso tem por finalidade preencher 30 vagas que estão em aberto dentro da instituição. As vagas em questão serão oferecidas para candidatos de nível fundamental, nível médio e nível superior, os candidatos que conseguirem ser aprovados no concurso poderão receber um salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 3.121,05, em relação a carga horária os candidatos terão que cumprir entre 6 a 40 horas semanais, dependendo do cargo escolhido.
Os candidatos que estiverem participando do concurso estarão concorrendo vagas entre os seguintes cargos: Agentes Comunitários de Saúde, Fonoaudiólogo, Auxiliar de Saúde Bucal, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta, Médico, Agentes de Endemias, Auxiliar de consultório Oftalmológico, Educador Físico. Candidatos de nível fundamental e médio passaram por um pequeno treinamento que será oferecido pela própria instituição, esse treinamento tem por finalidade oferecer uma base de conhecimento aos candidatos. Já candidatos de nível superior terão que passar por uma avaliação de títulos, essa avaliação é de carácter eliminatório e também faz parte do processo seletivo.
A instituição resolveu oferecer às inscrições tanto pela internet quanto presencialmente, os candidatos que tiverem acesso a internet deverão entrar no seguinte endereço eletrônico (www.flavioandrade.com.br) para efetuar sua inscrição. Já candidato que prefira efetuar a inscrição presencialmente deve seguir até esse endereço (Rua Do Chafariz, 10 – Centro ), como as inscrições foram prorrogadas, as mesmas poderão ser feitas até o dia 27 de julho. Lembrando que para finalizar a inscrição será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 a R$ 120,00, somente após o pagamento da taxa o candidato estará apto a participar do concurso, sendo que essa taxa será gerada em forma de boleto.
A aplicação da prova está prevista para o dia 12 de agosto, os candidatos que estiverem participando do concurso deverão fazer uma consulta referente a locais e horários de aplicação das provas no seguinte endereço eletrônico (www.flavioandrade.com.br). Essa consulta poderá ser feita quando estiver faltando em media uma semana para aplicação das provas.
O edital também é divulgado no site indicado acima, os candidatos poderão fazer o download gratuito do edital ou fazer a leitura diretamente de seu navegador. Além do edital o site também apresenta detalhes sobre o concurso e algumas novidades que venham a acontecer durante o processo seletivo.
O gabarito preliminar deverá ser divulgado um dia após a aplicação das provas, o site da instituição será o responsável por divulgar o gabarito, por isso os candidatos interessados deverão entrar no seguinte endereço eletrônico (www.flavioandrade.com.br). Durante o processo seletivo o candidato deverá marcar o modelo de sua prova para saber qual é o gabarito corresponde a mesma.
O resultado final ainda não tem data oficial para ser apresentado aos candidatos, porém a instituição informou que irá utilizar alguns meios de comunicação para apresentar mais detalhes sobre o resultado final. O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado para mais 2 anos caso a instituição acredite que aja necessidades.
Foi realizada recentemente a abertura do edital de concurso público, este que visa realizar o preenchimento de diversas oportunidades disponíveis para todos os níveis escolares através do Banco do Estado do Pará, o famoso Banpará PA, com oportunidades efetivas e também vagas para a formação de cadastro reserva para nível médio e superior. De acordo com as informações que foram divulgadas em edital a remuneração oferecida será variável entre os valores de R$ 1.400 a até R$ 6.000 de acordo com o cargo escolhido pelo candidato. As oportunidades serão disponibilizadas para preenchimento efetivo, além disso serão realizadas vagas para preenchimento de cadastro reserva e também profissionais portadores de necessidades especiais.
Conforme divulgado as etapas iniciais deste processo de seleção realizado através de concurso foram organizadas pela ESPP – Escola Superior de Propaganda e Marketing do estado do Pará em uma grande parceria com o Banco do Estado do Pará, o chamado Banpará.
Como parte do processo foram disponibilizadas diversas oportunidades em funções como Médico do Trabalho; Engenheiro Eletricista; Engenheiro Agrônomo; (Nível Superior) e Técnico Bancário. (Nível Médio).
As inscrições para participar do processo deveriam ser realizadas entre os dias 14 de junho a até 15 de julho de 2012 pelo site www.esppconcursos.com.br onde é possível se encontrar também outras informações bem como o edital completo e todas as regras do concurso.
A taxa de inscrição variava entre os valores de R$ 50 a R$ 85.
Como observação a organizadora divulgou que era muito importante não realizar a inscrição antes de ser realizado a leitura atenta do edital ou também do manual do candidato.
O processo de seleção teve as suas inscrições prorrogadas sendo realizadas no dia 12 de agosto de 2012.
Com relação as provas os conteúdos programáticos a ser realizados na avaliação serão de Português , Raciocínio Lógico , Informática , Atualidades , Conhecimentos Específicos , entre outras.
De acordo com as informações disponibilizadas através do edital do processo as datas, locais e horários das provas objetivas foram comunicadas previamente pela organizadora e será de extrema responsabilidade do candidato ficar atento as novas informações sobre o Concurso ‘Banpará Banco do Estado do Pará.
Ao finalizar a primeira etapa, serão disponibilizados os gabaritos assim como também os resultados das provas deste processo de seleção que através de concurso devem divulgar através do site da organizadora ou também o site informado acima.
E com isso não se esqueça de tirar as dúvidas sobre o processo de seleção, concurso público do Banpará Banco do Estado do Pará” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá também obter diversas orientações e também informações através das centrais de atendimento das entidades organizadoras ESPP.
Com as provas e todas as informações já disponibilizadas é provável que não se tenham problemas com relação ao concurso, pois todos os inscritos foram previamente avisados de todas as informações necessárias que pudessem assim gerar algum tipo de dúvida quanto ao edital, através do site da organizadora www.esppconcursos.com.br é possível visualizar todas estas informações.
Foi divulgado pelo Conselho Regional de Economia que nada mais é do que a instituição que possui como compromisso principal organizar e também manter os registros profissionais de economistas, fiscalizando as profissões de economista e também a expedição de carteiras profissionais, delegar penalidades á infrações de legislação profissionais além de cooperar com a instituição COFECON (Conselho Federal de Economia) em seu programa de trabalho, destinado à valorização profissional.
Com isso existem diversas delegacias consideradas regionais em cada estado representadas em uma capital com o objetivo de organizar o trabalho de todas as outras unidades do estado, e no ano de 2012 o CORECON abre concursos em diversas unidades dos estados. Fique atento, pois cada estado possui data própria de inscrição e realização de provas, para que você não perca tão importante oportunidade.
Conforme divulgados os números de vagas variam de acordo com o estado e também as atribuições dependerão das delegacias em questão.
As vagas serão disponibilizadas da seguinte forma, serão 230 vagas para o Conselho Federal de Economia, com sede em Brasília, 125 para o Conselho Regional de Economia da 2ª Região (Rio de Janeiro), 524 para o Conselho Regional de Economia da 2ª Região (São Paulo), 40 para o Conselho Regional de Economia da 5ª Região (Bahia), 100 para o Conselho Regional de Economia da 6ª Região (Paraná), 40 para o Conselho Regional de Economia da 7ª Região (Santa Catarina), 112 para o Conselho Regional de Economia da 9ª Região (Pará), 42 para o Conselho Regional de Economia da 11ª Região (Distrito Federal), 40 para o Conselho Regional de Economia da 13ª Região (Amazonas), 52 para o Conselho Regional de Economia da 14ª Região (Mato Grosso), 51 para o Conselho Regional de Economia da 15ª Região (Maranhão), 50 para o Conselho Regional de Economia da 17ª Região (Espírito Santo), 82 para o Conselho Regional de Economia da 18ª Região (Goiás), 70 para o Conselho Regional de Economia da 19ª Região (Rio Grande do Norte), 43 para o Conselho Regional de Economia da 20ª Região (Mato Grosso do Sul), 21 para o Conselho Regional de Economia da 21ª Região (Paraíba), 120 para o Conselho Regional de Economia da 24ª Região (Rondônia), 21 para o Conselho Regional de Economia da 25ª Região (Tocantins) e 42 para o Conselho Regional de Economia da 26ª Região (Amapá).
As oportunidades para nível superior serão de economista, advogado, contador, jornalista, analista de sistemas, economista fiscal, coordenador de cursos, bibliotecário, secretário, agente fiscal, entre diversas outras.
O gabarito oficial do processo será disponibilizado pela organizadora em no máximo uma semana após a realização do processo de seleção, já o resultado final do processo deverá demorar um pouco mais a ser divulgado pois a equipe que deverá organizar o processo deve classificar todos os candidatos antes de tornar este resultado algo público. Para maiores informações é necessário se acessar a página do concurso e ficar atento a qualquer informações que sejam disponibilizadas através do resultado final garantindo a sua vaga. Já deixe toda a documentação preparada para a posse e fique atento a informações do edital que possam ser valiosas para a sua carreira.
A Polícia Civil do Estado do Pará recentemente tornou pública a realização do concurso público que visa realizar o preenchimento de diversas oportunidades voltadas para candidatos exclusivamente de nível superior das Carreiras Carreiras Policiais de Investigador de Polícia Civil – IPC e de Escrivão de Polícia Civil – EPC a contratação será realizada de forma efetiva e a remuneração inicial oferecida ficará no valor de R$ 3.098,79.
De acordo com as informações disponibilizadas esta seleção tem como objetivo suprir a demanda de contratações efetivas em mais de 250 oportunidades para as funções de Investigador de Polícia Civil – IPC e 250 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil – EPC, com lotação inicial no interior do Estado, cujas vagas serão providas conforme a ordem de classificação e na conformidade da necessidade do serviço.
De acordo com as informações passadas no edital completo do processo as inscrições para este processo deverão ser realizadas exclusivamente via internet através do site www.msconcursos.com.br no período estipulado entre os dias 19 de junho de 2012 até às 23h59min de 18 de julho de 2012, observado o horário local da cidade de Belém do Pará. Apesar disso o período foi prorrogado para o dia 16 de agosto de 2012 seguindo as orientações do edital de retificação.
A taxa de inscrição para o processo ficará no valor de R$ 47,50 sendo que esta taxa deverá ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento.
De acordo ainda com o edital do processo a seleção será realizada através de duas etapas, estas realizadas sempre em caráter eliminatório.
A primeira delas será realizada na cidade de Belém, Estado do Pará, e deve abranger seis fases como, por exemplo:
– Prova objetiva de múltipla escolha eliminatória e classificatória;
– Prova de capacitação física que será também realizada de forma eliminatória e classificatória.
– Exames médicos que também serão realizados em caráter eliminatório;
– Exames psicológicos eliminatórios;
– Prova oral, que será realizada de forma classificatória e eliminatória;
– Investigação criminal e social eliminatórias.
A segunda etapa deste processo deverá corresponder ao curso de formação Técnico Profissional de caráter eliminatório e classificatório realizado sobre a responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Pará, e será organizado através da Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no Município de Marituba-PA.
Os locais e horários de realização das provas serão disponibilizados posteriormente através do Diário Oficial da União do Estado do Pará – DOE e também nos sites disponíveis.
O candidato deverá comparecer ao local determinado onde irá realizar as provas com no mínimo 30 minutos de antecedência da hora marcada para o fechamento dos portões, é necessário se estar em mãos com documento de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
A data prevista de realização das provas ainda não foi definida devido a prorrogação deste processo, porém serão realizadas na cidade de Belém-PA e terão a sua duração máxima de quatro horas, estas contadas a partir da sinalização para o início das provas, tempo incluso para o preenchimento do cartão resposta.
Acompanhe o gabarito oficial do concurso pelo site da consultora do concurso www.msconcursos.com.br.
Recentemente foi divulgada a realização do processo seletivo para a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, onde serão disponibilizadas 2.000 vagas para serem preenchidas por pessoas que tenham nível de escolaridade superior para ocupar o cargo de professor. A remuneração oferecida será de R$1.490,40 onde deverão cumprir a carga horária de 40 horas semanais.
Conforme citado anteriormente, a quantidade de vagas disponibilizadas será de 2000 para o cargo de professor, para atuação no estado de Santa Catarina, onde a remuneração oferecida será de R$1.490,40 com a necessidade de se apresentar para o trabalho por 40 horas semanais, sendo assim 8 horas por dia na semana.
Os interessados em participar deste concurso deverão acessar o site da empresa organizadora para a realização da inscrição até o dia 15 de setembro deste ano até as 15 horas www.acafe.org.br e deverão realizar o pagamento de taxa de inscrição de R$50,00.
A prova deverá ser realizada no dia 30 de setembro deste ano, onde o horário e local a serem indicados para os candidatos deverá ser divulgado poucos dias antes de sua realização através do site da empresa organizadora do concurso. As provas deverão ser de quesito objetivo, com questões especificas e de multipla escolha, assim como também deverá ser realizada a análise de títulos. Porém, a análise não deverá ser realizada no mesmo dia da prova objetiva, sendo ela programada apenas para os aprovados nesta, para até o dia 05 de novembro.
Com relação ao edital publicado deste concurso, este encontra-se disponível no site da empresa organizadora do concurso www.acafe.org.br onde terão a oportunidade de verificar diversas informações de extrema importância para o candidato, como por exemplo a possibilidade de ser oferecido benefícios, os atributos ao cargo oferecido e muitas outras que poderão fazer com que o candidato decida se é ou não interessante participar deste concurso. Vale lembrar que é importante que os interessados leiam atentamente o edital completo, pois uma vez que a taxa de inscrição for paga, esta não será reembolsada no caso de desistência.
Assim como nos demais concursos realizados em todo o Brasil, o gabarito da prova objetiva deste concurso será disponibilizado 2 dias após a realização da prova, sendo assim, ele poderá ser visualizado no site da empresa organizadora www.acafe.org.br ou seja, no dia 01 de outubro a partir das 10 horas da manhã os candidatos já poderão verificar se foram aprovados para a analise de títulos ou não.
O resultado final, no entanto só deverá ocorrer após o dia 05 de novembro, levando-se em consideração a necessidade da aprovação da análise de títulos, para que uma lista seja formulada e também divulgada através do site da empresa organizadora mencionado anteriormente. A expectativa é de que o resultado final completo com os aprovados neste concurso ocorra até o dia 21 de novembro deste ano. Vale lembrar que a validade deste concurso será de 2 anos com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Recentemente foi divulgado que o ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) irá realizar processo seletivo para preencher 37 vagas para a formação de cadastro de estagiários que tenham nível médio de escolaridade, onde 14 destas vagas serão direcionadas ao turno de trabalho matutino, e 23 delas para o turno vespertino. O processo seletivo terá validade de 6 meses com a possibilidade de ser prorrogado uma única vez pelo mesmo prazo a ser decidido pela própria ECT. Os valores oferecidos para os candidatos aprovados é de R$311,80 como bolsa auxilio, R$75,79 de vale transporte e R$160,91 de vale refeição/alimentação mensalmente.
Conforme citado anteriormente, a quantidade de vagas oferecidas para serem preenchidas através de processo seletivo público é de 37 estagiários, onde deverão receber como bolsa auxilio o valor de R$311,80 mensal, assim como os benefícios de Vale transporte e vale alimentação/refeição que totaliza R$263, 70. A carga horária é a protegida pela lei do estágio, onde os aprovados deverão se apresentar ao local de trabalho por 20 horas semanais, ou seja, 4 horas por dia. As atividades a serem desenvolvidas são de critério do ECT.
Com relação as inscrições, estas deverão ser realizadas até o dia 27 de agosto deste ano através do site www.correios.com.br/institucional/concursos/correios porém, há alguns requisitos para que esta seja aceita: o candidato deverá estar devidamente matriculado e frequentar instituições de ensino médio conveniadas ao ECT, obter média mínima de 6,0 nas materias cursadas, ter no mínimo 16 anos.
E outros quesitos que deverão ser observados no site dos correios conforme citado anteriormente, pois será necessária a apresentação de documentos, desta forma, o ideal é que você faça uma pequena lista, e os arrecade em uma pasta para que possa apresentá-los sem esquecer de nenhum.
O processo de seleção deverá ocorrer através de duas etapas, onde a primeira será dada por análise curricular, o que se dará a eliminação dos candidatos, assim como a analise dos documentos a serem apresentados conforme citado anteriormente. A analise curricular se dará para a verificação dos requisitos exigidos para o preenchimento da vaga, ou seja, se poderá realizar atividades extracurriculares conforme será solicitado.
O edital esta disponível na página informada anteriormente dos correios, onde os candidatos interessados terão acesso a todas as informações necessárias para verificar se participar deste concurso é de fato de seu interesse ou não, levando-se em consideração a carga horária e a bolsa oferecida aos aprovados.
Por se tratar de um processo de seleção diferenciado, este não deverá conter gabarito, uma vez que não será aplicada a prova, porém, é provavel que já no site dos correios as informações esperadas pelos participantes seja divulgada, como a lista dos candidatos aprovados, e daqueles que deverão tentar em uma nova oportunidade. Ainda não possui uma data estipulada para a divulgação da lista dos candidatos aprovados, porém a expectativa é de que isto ocorra o quanto antes para que os aprovados possam se preparar para inciar suas funções.
Foi divulgado recentemente a realização de processo seletivo para a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG), onde tem como objetivo selecionar cerca de 70 candidatos para assumir o cargo de auditor interno. Para este concurso em específico é necessário que os interessados tenham nível superior de escolaridade. O salário oferecido para o cargo é de R$2.819,44 sendo este valor considerado como ganho básico, e o valor de R$400,00 como vantagem temporária incorporável. A jornada de trabalho deverá ser de 40 horas semanais.
Com relação as vagas, estas serão disponibilizadas na quantidade de 70 a serem preenchidas através de seleção publica, o cargo oferecido é de auditor fiscal, e o salário de ganho básico dos selecionados é de R$2.419, 44 e o ganho como vantagem temporária incorporável será de R$400,00 totalizando o ganho mensal de R$2.814,44. A jornada de trabalho estabelecida deverá ser de 40 horas semanais, e o concurso terá validade de 2 anos com a possibilidade de prorrogação de mais 2 anos a ser definido pelo CGE.
Com relação as inscrições, estas deverão ser realizadas até o dia 14 de setembro deste ano através da empresa organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação www.ibfc.org.br onde o candidato ainda poderá visualizar o edital completo e outras informações importantes para que realize sua inscrição. Vale lembrar que para participar deste concurso será necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$95,00 que será a confirmação da inscrição do candidato. A inscrição só será confirmada após o pagamento deste valor.
Com relação as provas, estas deverão ser aplicadas no dia 14 de outubro deste ano na cidade de Belo Horizonte, o loval da prova específico ainda esta por ser definido e deverá ser divulgado no site da empresa organizadora do concurso. As provas deverão ser de quesito objetivo, sendo assim será composta por 60 questões de multipla escolha a carater de eliminação e soma de pontos. As matérias oferecidas serão: Lingua portuguesa, Raciocinio lógico quantitativo, direito administrativo, direito constitucional, contabilidade governamental, administração financeira e orçamentária, administração publica e auditoria e controle interno.
Com relação ao edital, conforme dito anteriormente este será disponibiizado no site da empresa organizadora do concurso, e é de extrema importância que os candidatos interessados em realizar a prova o leiam atentamente, pois uma vez que a taxa de inscrição for paga, o valor não será reembolsado no caso de desistência do candidato.
O gabarito esta previsto para ser disponibilizado cerca de 2 dias úteis após a realização da prova, e deverá ser divulgado através do site da empresa organizadora do concurso, assim como através de Diário Oficial da União. Os interessados deverão estar atentos ao site www.ibfc.org.br para estas e outras informações.
Já com relação a divulgação do resultado final, este também deverá ser divulgado através das fontes citadas anteriormente, porém não há previsão de data para a divulgação da lista de aprovados, sendo que a expectativa é de que isto ocorra até o mês de dezembro ainda deste ano.
De acordo com o que foi divulgado recentemente, a SPTrans, companhia de transporte público do Estado de São Paulo irá realizar processo seletivo para o preenchimento de cerca de 323 vagas pelo prazo de 2 anos. Os salários oferecidos serão até R$4.721,79 e o nível de escolaridade exigido para os candidatos serão fundamental, médio e superior. Ou seja, todos terão oportunidade de conseguir uma vaga de trabalho junto a Sptrans.
Com relação as vagas, conforme citado anteriormente, a quantidade deverá ser de 323 onde os cargos são para: Agente de serviços operacionais, serviços de manutenção, ajudante geral, Serviços gerais, copeiro, Agente de informações, auxiliar de enfermagem, mensageiro, telefonista, administração geral, advogado pleno, analista de gestão pleno, analista de marketing, médico auditor, arquiteto e urbanismo e muitos outros cargos de quesito superior, técnico e profissional.
Também conforme dito anteriormente, os salários deverão variar entre R$846,20 a R$4.721,79 com jornada de trabalho variada entre 120 e 200 horas mensais. O valor dos salários e carga horária deverão variar de acordo com o cargo a ser preenchido pelo candidato.
Para as inscrições, os interessados deverão acessar o site www.vunesp.com.br que será a empresa responsável pela organização do concurso da Sptrans, as inscrições deverão ser realizadas até o dia 10 de setembro deste ano, onde as taxas de inscrição deverão variar entre R$30,00 e R$70,00 o valor varia de acordo com o cargo e nível de escolaridade do candidato.
De acordo com as informações publicadas, as provas deverão ser de quesito objetivo, onde deverá haver questões de conhecimento básico, redação, prático-profissional, e serão aplicadas a carater eliminatório. A data prevista para a aplicação das provas é o dia 11 de setembro deste ano.
Com relação ao edital, este esta disponível no site da empresa organizadora do concurso www.vubesp.com.br ou através do site www.sptrans.com.br. vale lembrar que o edital é de extrema importância para todos os candidatos interessados em participar do concurso, pois é nele que encontrarão informações importantes com relação a cargos a serem atribuidos, assim como determinação dos salários, quantidade de vagas por cargo oferecido, e a matéria que será aplicada no dia da prova.
O gabarito com os resultados das questões que forem aplicadas nas provas deverá ser divulgado através do site da empresa organizadora do concurso, do site da Sptrans, e por Diário Oficial da União, a previsão é de que este seja disponibilizado no prazo de dois dias úteis após a aplicação das provas.
Já com relação ao resultado final, este também deverá ser divulgado através da empresa organizadora, assim como por Diário Oficial da União, para que desta forma todos os interessados tenham acesso a lista de aprovados. O prazo para a públicação desta informação é até o dia 07 de dezembro ainda deste ano, para que desta forma, os candidatos aprovados possam se preparar com tempo para tomar posse de seus cargos e se submeter a realização de exame médico e homologação a partir deste concurso.
Através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação o chamado (PEC-G), criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em diversas instituições disponibilizadas através de e Ensino Superior do Brasil.
Para quem não conhece o PEC-G é administrado através do Ministério das Relações Exteriores através de uma divisão de temas educacionais e também pelo ministério da educação em uma parceria com as instituições de ensino superior de todo o país, realizando assim anualmente a abertura de Concurso Ministério das Relações Exteriores 2012 ou 2013.
Aos interessados em participar como requisitos é necessário ser estudante de países os quais o Brasil tiver acordo quadro nas áreas de educação, cultura ou ciência e também tecnologia, como requisitos mínimos é necessário se ter concluído o ensino médio brasileiro em algum país que são seja o Brasil e não podem ser cidadãos brasileiros mesmo que tenham dupla nacionalidade ou tenham visto para o Brasil.
Para participar deste concurso é necessário que o candidato se apresente a embaixada ou o consulado do Brasil onde se podem inscrever em processos de seleção dos programas, e é muito importante que ele procure se informar de acordo com as instituições de ensino superior participantes em todo o Brasil no momento das inscrições pois o candidato poderá realizar duas opções de curso e duas cidades onde poderá morar.
O próximo concurso terá a sua realização em 2013 e de acordo com os processos de seleção anteriores os vencimentos de salário inicial ficam em valores de R$12.962,12 mensais.
O último concurso realizado para diplomata ofereceu para seus interessados mais de 30 vagas para preenchimento onde duas delas foram destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais, e a data provável de divulgação do resultado final está marcada para ser realizada no dia 3 de setembro, porém a sua validade é de apenas 90 dias, e como anualmente será realizado um novo concurso apenas no início de 2013. Sendo assim é bastante provável que o novo concurso seja realizado nos mesmos moldes do atual que também são realizados através da organização do Cespe/UnB.
Esta seleção será realizada através de quatro fases, onde a primeira será realizada através de provas objetivas, exame discursivo de Português; avaliação discursiva; e provas escritas de Língua Estrangeira (Espanhol e Francês), as provas objetivas são realizadas através de desafios de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, economia e também noções de direito, direito internacional público, entre outros assuntos que também deverão ser disponibilizados através do edital que será divulgado na data provável de meados de setembro/outubro 2012.
Aos interessados em participar do processo já é possível ir se preparando e estudando os conteúdos programáticos de processos anteriores pois o conteúdo será praticamente o mesmo, além disso outra boa dica são as provas anteriores que existem em diversos sites na internet onde é possível também testar os conhecimentos, portanto boa sorte no processo.
Recentemente foi divulgado através do Ministério da Cultura a autorização pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a realizar concurso público para preenchimento 83 vagas de para de técnico de nível superior do Plano Especial de Cargos da Cultura. De acordo com a portaria nº 314, do “Diário Oficial da União” desta terça-feira 31 de julho de 2012. Foi divulgado que as vagas serão estabelecidas através da reestruturação dos sistemas de acompanhamento além também de prestação de contas de projetos culturais que forem incentivados através da lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, em cumprimento à determinação constante do Acórdão nº 1.385/2011 do Tribunal de Contas da União.
De acordo com definições disponibilizadas na internet o Ministério da Cultura (MinC) do Brasil foi criado em 15 de março de 1985 e é responsável por ministrar tudo o que for pertinente a áreas de letras, artes, folclore e outras formas de expressão da cultura nacional e pelo patrimônio histórico, arqueológico, artístico e cultural do Brasil.
E com isso criou-se o Complexo Cultural do Ministério da Cultura, que apresenta por sua vez, de forma gratuita uma série de atrações culturais e também exposições e exibições de filmes de forma temporária aberto diariamente excepcionalmente em alguns dos finais de semana em diversas capitais brasileiras.
No Brasil existem diversas instituições que são vinculadas ao Ministério da Cultura, além é claro de ser patrocinador de diversos filmes e curta metragens, das instituições são os seguintes:
Cinemateca Brasileira
Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)
Centro Técnico Audiovisual (CTAV)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Fundação Cultural Palmares (FCP)
Fundação Nacional de Arte (Funarte)
Fundação Biblioteca Nacional (BN)
Serão realizados o preenchimento das oportunidades a partir de dezembro de 2012 de acordo com a existência de demandas de vagas nas datas de declaração do respectivo ordenador de despesas, e quando também do provimento dos cargos disponibilizados, adequação de orçamentos, seleção financeira da nossa despesa considerada através da Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos seus recursos a serem utilizados.
De acordo com a portaria que disponibilizou maiores informações quanto ao concurso o edital de abertura será publicado em até três meses contados a partir da data de publicação da portaria deste processo.
Os interessados em participar deste concurso público deverão aguardar pelo lançamento oficial do edital de abertura deste concurso para conferir as informações referentes a prova que será aplicada para os concorrentes e também para conseguir fazer o download do edital completo e também dos anexos disponíveis. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre como funcionam os concursos feitos pelo Ministério da Cultura poderão fazer uma pesquisa no site do Ministério onde estão hospedados documentos referentes a concursos anteriores.
O gabarito e o resultado final deste concurso será publicado no Diário Oficial da União.