Concurso INPI 2013


Recentemente, foi divulgada a intenção da realização do concurso público do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), este assim como muitas outras oportunidades de processo seletivo aberta ao público é de grande interesse, pois tratam-se de vagas de emprego que proporcionam estabilidade e segurança financeira, algo que é muito comum de ser procurado, ainda mais com a dificuldade de se conseguir um emprego nos dias de hoje.

O INPI trata-se de um orgão público de poder executivo, e todos os funcionários que nela atuam são contratados através de processo seletivo aberto ao público, ou seja, concurso, e para conseguir garantir uma vaga, basta que o candidato esteja devidamente preparado.

Inscrições e vagas

Até o momento ainda não houve a disponibilização do edital onde constam informações oficiais relacionada a quantidade de vagas, assim como a distribuição efetiva dos cargos disponíveis para serem preenchidos, sendo assim, será necessário que os interessados aguardem mais algumas semanas, pois a expectativa que é de que até o final deste ano (2012) as inscrições sejam abertas para todos aqueles que estiverem interessados em participar do concurso.

De acordo com as informações, é possível que os cargos disponibilizados exijam nível superior de escolaridade para desenvolvimento de: Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em propriedade industrial, pesquisador em propriedade industrial, especialista Sênior em propriedade intelectual, tenologista em propriedade industrial, e para aqueles que possuem nível médio ou técnico, os cargos disponibilizados são: Técnico em propriedade industrial, técnico de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial.

Edital e prova

Com relação a prova, assim como demais informações, ainda não foram disponibilizadas de forma oficial, porém, de acordo com o processo seletivo que foi realizado no ano de 2011, a expectativa é de que seja bastante semelhante, onde para candidatos de nível superior de escolaridade a prova seja objetiva e com análise de títulos, e para aqueles que apresentarem nível médio de escolaridade, a prova deverá conter questões de conhecimento básico e específico, porém, aqueles que se encontram meio perdidos mas tem interesse em iniciar os estudos antes mesmo da disponibilização do edital, podem procurar por provas e gabaritos das provas que foram aplicadas nos anos anteriores.

O edital, como dito anteriormente ainda não possui data oficial para ser publicado, mas a expectativa é de que até o final deste ano ele seja divulgado contendo todas as informações necessárias para os candidatos. Vale lembrar que é de extrema importância que antes da realização da inscrição o interessado leia atentamente todas as informações, pois após o pagamento da taxa, se houver necessidade ou desejo de cancelamento, o valor pago não será reembolsado.

Resultado Final e Gabarito

O gabarito, assim como data da prova e outras informações ainda não foram divulgados de forma oficial, porém, a expectativa é de que este seja disponibilizado no máximo em dois dias úteis após a aplicação da prova através do site da empresa organizadora do concurso. Já com relação ao resultado final, este também deverá ser divulgado através da empresa organizadora do concurso, porém não há estimativa de data, porém o resultado também poderá ser visualizado através do Diário Oficial da União.

    Atualmente Temos 1 comentário Quero comentar!
    1. […] candidatos que estiverem participando do concurso INPI 2013 estarão concorrendo vagas entre os seguintes cargos: Pesquisador em Propriedade Industrial, […]

Email (Não será publicado) (Obrigatório)