Concurso da Polícia Civil de Rondônia (RO) 2012 – Inscrições, Edital, Gabarito, Provas


Em 2012, o estado de Rondônia, na região norte do país, abriu vagas para médicos legistas, uma das profissões mais valorizadas dentro da polícia civil. Seguindo o país todo, o processo se dá através de concurso público, por meio de prova e outros tipos de seleções.

Ser um policial civil é uma das maiores honras que um homem pode ter. Não é a toa que essa profissão é extremamente valorizada por todo mundo e ainda é um sonho, um desejo de profissão de muitos jovens. Embora muitas pessoas não gostam da profissão, é inegável que seu apelo humanitário e a chance de proteger a vida das pessoas ainda atraem muitos para seguir essa profissão tão buscada.

Ser um policial civil não é fácil, principalmente aqui no Brasil. Além das condições de trabalho no mínimo caóticas, já que a segurança pública deixa a desejar e em certas regiões a criminalidade só aumenta, o policial civil tem que enfrentar diversos problemas, como por exemplo o baixo salário, que não chega a ser o suficiente para sustentar a família, o aliciamento a roubas e outras práticas ilegais dentro da própria polícia e também a dificuldade de se passar no concurso público.

Vagas e Inscrições

O concurso público de policial civil no estado de Rondônia foi aberto visando preencher um total de 32 vagas, todas para médicos legistas. Para se candidatar, o candidato tem que ter nível superior em medicina, em instituição credenciada e reconhecida pelo MEC. O salário é de R$ 8.085,44 para um total de 40 horas semanais. Para se candidatar, os candidatos ainda terão que ter registro no CRM e carteira nacional de habilitação categoria B.

Os aprovados irão legislar nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Porto Velho, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vilhena. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho pelo site da (Funcab) . A taxa de inscrição é de R$ 87.

Prova e Edital

Esse concurso específico será composto por 3 fases: a primeira é a realização de uma prova objetiva, uma prova discursiva, um teste de aptidão física e uma prova de títulos. Na segunda fase é realizada uma prova oral, avaliando os candidatos um a um, e na última os candidatos fazem o curso de formação profissional, que é de caráter obrigatório.

As provas objetivas e discursivas acontecerão nas cidades de  Porto Velho e Ji-Paraná. A prova oral, o teste de aptidão física e o curso de formação profissional serão aplicados apenas na capital Porto Velho. As provas objetivas e discursivas acontecerão no dia 26 de agosto.

O edital está disponível no link: http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=188

Gabarito e Resultado Final

Ainda não há nenhum tipo de divulgação para a data do gabarito das provas e do resultado do concurso. Espera-se que se siga um processo semelhante a todos os concursos e as datas sejam divulgadas no edital ou no site da organizadora do concurso, geralmente num período posterior ao encerramento das inscrições. Para maiores informações, consulte sempre o site da organizadora do concurso. Em alguns casos, no próprio comprovante de inscrição está a indicação das datas de divulgação da gabarito, de outros processos e a data na qual o resultado final sai.

Email (Não será publicado) (Obrigatório)